Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Apronto Operacional marca o início da Operação Oásis 2020
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Apronto Operacional marca o início da Operação Oásis 2020

  • Publicado: Terça, 22 de Setembro de 2020, 10h27
  • Última atualização em Sexta, 25 de Setembro de 2020, 13h52

     Recife (PE) – No dia 22 de setembro, a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz) conduziu o Apronto Operacional da Operação Oásis 2020, no Estádio General Manoel Rabelo,  localizado no 14º Batalhão de Infantaria Motorizada (14º BI Mtz), em Jaboatão dos Guararapes. O objetivo da atividade foi o de apresentar as capacidades operacionais e logísticas da Força-Tarefa Guararapes, tropa de pronto-emprego empregada no exercício.

    A Operação Oásis, que acontece entre os dias 21 e 25 de setembro, é um exercício de adestramento em “Operações de Coordenação e Cooperação com Agências” nível Grande Unidade, e conta, com a participação de tropas do Exército Brasileiro da Região Metropolitana do Recife, e oriundas de Garanhuns e de Petrolina.

    Além de militares do Exército, farão parte do exercício tropas da Infantaria da Força Aérea Brasileira, militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, integrantes da Defesa Civil de Pernambuco e da Defesa Civil dos municípios de Recife e Jaboatão dos Guararapes, da Secretaria Executiva de Mobilidade e Ordem Pública e da Guarda Civil Municipal de Jaboatão dos Guararapes, da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), das Polícias Federal e Rodoviária Federal, entre outros.    

    O exercício tem por objetivo adestrar os efetivos do Exército na aplicação dos meios de combate e sistemas logísticos integrados às agências citadas e no planejamento de ações nas Operações de Garantia da Lei e da Ordem e de apoio à Defesa Civil em todos os níveis.

    No contexto de Operações de Garantia da Lei e da Ordem, serão realizados simulações de Operações de Controle de Distúrbios (OCD), desobstrução de via de circulação, desocupação de instalação pública ou área invadida, patrulhamentos ostensivos motorizados e a pé, instalação de Postos de Segurança Estáticos (PSE) e Postos de Controle de Vias Urbanas (PCVU). Já nas ações de apoio à Defesa Civil, estão previstas simulações de catástrofes e calamidades públicas, que ocorrerão no Centro de Instrução do Grupamento de Busca e Salvamento do CBMPE, em Abreu e Lima, onde a tropa trabalhará também em conjunto com órgãos da Defesa Civil estadual e municipal.

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página