Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Notícias

Comemorações da Semana da Infantaria

No dia 22 de maio, militares da guarnição do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes participaram da competição de orientação, no Parque Histórico Nacional dos Guararapes. A competição integra o cronograma de atividades alusivas à Semana da Infantaria. A pista, montada pela Companhia de Comando da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, tem como principal objetivo aprimorar o conhecimento dos militares na referida prática.   Entre as Organizações Militares participantes, estavam o Centro Preparatório de Oficiais da Reserva do Recife (CPOR/R), primeiro colocado na competição; o 4º Batalhão de Polícia do Exército, que sagrou o segundo lugar e o 14º Batalhão de Infantaria Motorizado, terceiro colocado da atividade.  

71º BI Mtz realiza Exercício de Desenvolvimento da Liderança

Nos dias 15 e 16 de maio, os tenentes e os 3º sargentos do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BI Mtz) participaram do Exercício de Desenvolvimento da Liderança (EDL), com as oficinas de instruções práticas realizadas na Região da Colina do Magano, em Garanhuns.   O exercício teve por objetivos verificar a capacidade de resposta e iniciativa dos quadros nas mais diversas situações encontradas em combate, possibilitar ao Comandante da Unidade fazer uma avaliação do conhecimento dos militares sobre aspectos técnicos e táticos, além de desenvolver os atributos da área afetiva e os valores relacionados com a carreira militar, indispensáveis à personalidade do comandante de pequenas frações.   O EDL foi executado em três fases. A primeira fase consistiu de uma marcha de 16 Km, a qual teve a participação de todo o Batalhão. A segunda fase iniciou com uma ambientação do exercício nas instalações do 71º BI Mtz. A terceira fase do EDL iniciou com o embarque e o deslocamento para a Região do Magano, onde os tenentes e sargentos participaram das oficinas práticas de ataque a posição inimiga, e transporte e resgate de ferido.   Durante o EDL os tenentes e os 3º sargentos foram avaliados e incentivados a desenvolverem a autoconfiança, a tomada de decisão, a cooperação, a persistência e a iniciativa. Atributos mais importantes no desenvolvimento da liderança.      

71º BI Mtz realiza atividades alusivas ao Dia do Exército em Garanhuns

Garanhuns (PE) – No contexto da Semana do Exército, o 71º Batalhão de Infantaria de Motorizado (71º BI Mtz) promoveu uma série de atividades junto à sociedade local. Nos dias 16 e 17 de abril, foram realizadas palestras em escolas públicas e privadas de ensino médio do município, alusivas ao Exército Brasileiro, com destaque para as formas de ingresso na Força Exército. Já no dia 18 de abril, os alunos visitaram o quartel, oportunidade na qual, além de conhecerem as instalações, as crianças e os jovens participaram de oficinas lúdicas, bem como presenciaram uma exposição de material, visitaram o espaço cultural do batalhão e assistiram filmes institucionais e, a uma apresentação da banda de música. No dia 19 de abril, coroando as atividades, foi realizada uma solenidade cívico-militar alusiva à data. O evento contou com a participação de diversas autoridades civis e militares, com destaque para a Vereadora Carla Patrícia, Presidente da Câmara Municipal de Garanhuns e para Haroldo Vicente, Vice-prefeito do município, além de membros da sociedade local e familiares dos militares. Na ocasião, integrantes do Batalhão e personalidade do município receberam condecorações pelos bons serviços prestados junto à Força Terrestre. A solenidade se encerrou com o desfile da tropa. Na ocasião alunos da Escola Municipal General Sampaio, instituição de ensino assistida pelo Programa Forças no Esporte (PROFESP) que funciona no interior do 71º BI Mtz, desfilaram em posição de destaque à frente da tropa.  

59º BI Mtz Comemora 370 anos do Exército Brasileiro

No dia 20 de abril, o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado comemorou o dia do Exército Brasileiro, realizando a formatura alusiva a data. Autoridades civis e militares estiveram reunidas no evento que, além de celebrar os 370 anos da Instituição, também foi marcado pela entrega de condecorações, como a Medalha do Exército Brasileiro e a entrega do Troféu das Olimpíadas da Semana do Exército 2018 para Companhia de Comando e Apoio, campeã das competições realizadas durante a semana. O General de Divisão João Carlos Pedrosa Rêgo, o Coronel Nilton Diniz Rodrigues, comandante do Batalhão, e o Chefe da 20ª Circunscrição de Serviço Militar (20ª CSM), Coronel Luciano Augusto Cabanas Kanhet, homenagearam com a Medalha de Exército os empresários Mauro Vasconcelos e Clodoaldo Bakker. A medalha destina-se a distinguir cidadãos e militares que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse do Exército.   A outra premiação ficou por parte da entrega do troféu das Olimpíadas da Semana do Exército à CCAp, que se destacou nas atividades disputadas com o segundo lugar na Corrida Caçador 24 horas e primeiros lugares no Trekking e Cabo de Guerra. O Dia do Exército é celebrado anualmente em 19 de abril e remete à 1° Batalha dos Guararapes, em 19 de abril de 1648, marcando a luta em que um grupo de brasileiros se uniram contra a dominação holandesa ocorrida em Pernambuco.    

Facebook

Galeria de imagens

POUPEX

Associação de Poupança e Empréstimo - POUPEX

FHE

Fundação Habitacional e Associação de Poupança e Empréstimo

EBlog do Exército Brasileiro

Acesse o EBlog - blog do Exército Brasileiro.

Fim do conteúdo da página